Desfolhada recordou tradições de outros tempos nos Amiais
Os risos, as conversas e o som dos acordeões misturavam-se num convívio que teve como finalidade recriar uma desfolhada tal como era noutros tempos. No sábado, dia 11, o lugar dos Amiais, na freguesia de Couto de Esteves, cujas casas e ruas foram reconstruídas tendo em conta o tradicional, foi o local escolhido para proporcionar este reviver de outros tempos.
A eira rodeada de sete canastros ou espigueiros acolheu as dezenas de pessoas que se deslocaram aos Amiais para a desfolhada que era apenas o mote para uma actividade diferente. Gentes de todas as idades juntaram-se à volta do amontoado de espigas que se encontrava na eira e entre muitas risadas e cantigas ouvia-se «chiiii», a tradição diz que quando alguém encontra um rei (uma espiga de milho vermelho) tem que dar um abraço a todos os que se encontram.
As espigas, que Carlos Mendes, do Couto de Baixo, disponibilizou, rapidamente foram desfolhadas, disse Avelina Duarte, também do Couto de Baixo, depois o falhopo foi arrastado para um lado e as espigas colocadas directamente no canastro, abrindo assim espaço na eira para a dança, primeiro ao som dos acordeões e depois de uma aparelhagem. Avelina Duarte disse que tinha vindo aos Amiais para se divertir «queria dançar um bocadinho» e para desfolhar também.
A festa estava bem acompanhada, as pessoas puderam deliciar-se com os petiscos que os habitantes dos Amiais prepararam e que estavam à disposição: grelhas quentes para assar sardinhas e carne e a acompanhar sangria, jeropiga e alguns licores. Variados bolos e salgados estavam dispostos numa mesa que não era mais que um carro de bois. Se para uns era um reviver de outros tempos, para outros era a novidade. Os mais novos viam no falhopo uma grande brincadeira, havia até quem nunca tinha visto algo do género. Filipa Loreto, de Aveiro, que veio aos Amiais a convite de amigos, não conhecia a realidade que ali se retratava, considerando-a uma «festa divertida».
(Leia a notícia na íntegra na edição da 2.ª quinzena de Outubro do Beira Vouga)
Ana Filipa Soares
17-Out-2008
www.jornalbeiravouga.com