Folia e crítica desfilaram em Couto de Esteves
A animação característica do Carnaval saiu às ruas de Couto de Esteves no domingo, dia 22 de Fevereiro, num desfile que contou com a presença de alguns lugares da freguesia e que se pautou pela diversidade dos temas abordados, que para além da folia trouxe um toque de crítica sarcástica aos assuntos que marcam a actualidade. O evento foi promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Couto de Esteves.
Com o sol a brilhar, o cortejo teve início cerca das 14h30 com o corso de Couto de Cima. Tal como em anos anteriores, os lugares apresentaram-se com tractores, carros e/ou outros veículos ornamentados. A música típica carnavalesca não faltou para animar os que desfilavam e também os que assistiam.
O desfile de Carnaval de Couto de Esteves conta com uma particularidade, as pessoas que participam, normalmente, organizam uma espécie de teatro de rua que mostram no centro da aldeia.
O cortejo arrancou com o lugar de Couto de Esteves que abordou a temática da barragem que deverá ser construída na região e que vai afectar em muito a freguesia, com a subida do nível da água. Os participantes apresentaram uma pequena discussão tendo por base os prós e contras da obra.
O lugar de Lourizela foi o segundo do cortejo com o tema «A Cor». Os participantes de Lourizela desfilaram com um carro enfeitado com muita cor, tal como os próprios participantes. Sem críticas, o lugar pretendeu apenas dar cor e animação ao desfile.
(leia a notícia na íntegra na edição da 1.ª quinzena de Março)
Ana Filipa Soares
02-Mar-2009
www.jornalbeiravouga.com