Home Notícias Desfolhada em Couto de Esteves reviveu tradições

Desfolhada em Couto de Esteves reviveu tradições

A Associação Cultural e Social de Couto de Esteves promoveu a tradicional desfolhada em eira típica, no dia 1 de Outubro. Desta forma, a associação proporcionou aos habitantes locais e aos muitos forasteiros que visitam a freguesia nesta época do ano, uma viagem ao passado, recordando uma tradição enraizada no quotidiano desta comunidade.


Este ano a iniciativa regressou à Eira do Fundo do Aido, no pitoresco lugar de Catives. Este local, enobrecido pelos seus canastros e alminhas e com vista privilegiada da aldeia, teve a preparação do espaço a cargo dos habitantes locais que, de uma forma empenhada, tentam todos os anos superar as desfolhadas anteriores.

Para a mais de centena e meia de pessoas que passaram por esta eira, ficaram na lembrança a desfolhada propriamente dita, enquadrada pelos cantares de antanho entoados pelos mais velhos, a fantástica doçaria preparada e oferecida pelos povos de Catives e da Mouta, a mostra de artesanato local, com a presença de quatro veneráveis anciãs que de forma cativante, ou não estivéssemos em Catives, demonstraram um saber trabalhar o linho de experiência acumulada, e a muita animação (música, dança e cantares) que a todos prendeu madrugada adentro.

 

Escrito por Mário Silva

jornalbeiravouga.com

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Cheap web hosting service is not always a good solution. I highly recommend reading some hosting reviews such as hostmonster review or ipage hosting review.
© 2011 ACSCE. Powered by_Webfeel
Business Joomla Templates designed by Joomla Hosting